Diabetes e Saúde Ocular, fique por dentro
27/03/2020
O glaucoma é uma doença ocular que provoca lesão no nervo óptico (estrutura que envia as imagens do olho para o cérebro), comprometendo o campo visual e podendo levar à cegueira.
Principal causa de cegueira irreversível, o glaucoma afetará 80 milhões de pessoas em 2020 e 111,5 milhões em 2040 em todo o mundo, segundo projeções da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Os principais fatores de risco são: pressão intraocular elevada, histórico familiar, idade acima de 40 anos, embora possa ocorrer em qualquer idade, uso de corticoides, doenças oculares (inflamações, descolamento de retina) e problemas de saúde como diabetes, cardiopatias e hipertensão arterial.
O glaucoma é uma doença assintomática e silenciosa no início, ou seja, o paciente perde partes do campo visual sem perceber, não apresentando dor ou outros sintomas. Em alguns casos raros, pode ocorrer a crise aguda de glaucoma, que causa forte dor e embaçamento da visão no olho afetado.
Caso não sejam realizados exames frequentes, o paciente possivelmente descobrirá o glaucoma já em estágio avançado, com perda irreversível da visão.
É uma doença que não tem cura, mas sua progressão pode ser controlada. O tratamento visa controlar a pressão intraocular através de colírios, laser ou cirurgia. Por isso, o diagnóstico precoce é fundamental. A prevenção só depende de você! Por esta razão, mantenha sua consulta oftalmológica periódica em dia.